deram sinal

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

não comprem o combo: insônia + te cutuco + conversa!

Já teve alguma noite em que seu sono, completamente sem amor por você, decidiu fugir e só resolveu voltar depois das 4h da manhã, mesmo sabendo que você precisava estar de pé -e pronta- antes das 7h? Sono mais ingrato não é mesmo? 
Se isso já aconteceu na madrugada de alguma quinta-feira, de uma semana bastante cheia, você vai entender porque nessa sexta eu acordei gritando "NÃO AGUENTO MAIS!!". 
Claro que os sonhos que me acompanharam neste tão curto momento de sono também não foram os melhores e o quadro de horror só ganhou mais ânimo depois de algumas batidas na porta e um sonoro "Rosinha, tá na hora. Acorda!" . 
Depois disso tudo, não haveria melhor hora pra soltar o grito que finalizaria o momento do sonho interrompido. Gritei mesmo!


Por isso que hoje foi dia! A minha vontade real era de ficar com os olhos menores do que eles já são, de manter a boca mais fechada que uma concha quando tá produzindo uma pérola e de ter isso daqui pra usar na minha horinha de almoço! 


Mas, precisava caminhar até o terminal e iniciar o dia. Aaaaaah andar? Hoje não! Vou pro ponto, espero um ônibus, e aí não preciso andar esse pedacinho. Bom que eu cultivo a preguiça e o silêncio por mais tempo. Então, sai de casa!


Entenda: se em dias normais, antecedidos por uma noite com horaaaas de sono... eu já não sou muito adepta a manter conversas com desconhecidos, imagina hoje!!! 


Esperei o ônibus por um tempo que, certamente, teria dado pra ir e voltar do terminal umas 12 vezes (moro há um ponto do terminal). Juntamente comigo outras pessoas preguiçosas. Fiquei um pouco mais afastada de todo mundo só pra não correr o risco de alguém querer conversar mesmo.

 Quando você não está por dentro do assunto do grupo.

Uma senhorinha chegou (adendo: a-m-o senhorinhas muito. mas ela não podia ter me visto no ponto um outro dia?) e me perguntou as horas. Sem falar nada mostrei meu braço e com isso quis dizer: não tenho relógio. Ela, muito animadinha, não desistiu: "Mas, cadê o celular? Celular você tem né? Tem cara de mocinhas que usam celular!" - será que isso é bom ou ruim?- 


_ Aham! Tenho. Peraí que vou procurar aqui na bolsa! 

Enquanto eu procurava ela continuava me olhando e com um sorrisinho. Vez ou outra eu olhava pra ela e retribuía o gesto. E ela meneava a cabeça em tom de "vai logo com essa procura." Até que não se conteve e falou:

_ Que bolsa grande. Você não tem um bolsinho separado pra colocar o celular? Seria bom, sabe, porque em momentos assim você não deixaria quem te pediu informação esperando. Por mim, não tem problema, mas imagina se a pessoa estiver com pressa!Ela até desiste de te esperar encontrar o celular. 

Parei na hora de mexer na bolsa e olhei pra ela! Oiii? 

E ela continuou. 

_ É, minha filha. As pessoas andam muito corridas hoje em dia. Ninguém tem tempo mais de ficar esperando os últimos 5 minutos do forno da padaria pra levar pão quentinho pra casa não. No meu tempo a gente pedia o bife no açougue e esperava o açougueiro cortar a peça da carne e ainda passar os bifes naquela máquina de deixar mais macia por duas vezes. Hoje em dia a gente come pão de ontem aquecido no microondas e escolhe qualquer bandejinha já pesada e prontinha na prateleira do supermercado. Isso e mais um monte de mudanças. Porque a rotina das pessoas mudou. Por isso tô te falando pra deixar o celular mais fácil de pegar na bolsa... A gente tem de facilitar as coisas pra conseguir ser mais ágil. É, é sim. Verdade isso! 

Você deve estar lendo e pensando como eu estava na hora né? Eu vou te mostrar: 


Até que, enfim, encontrei o celular.

_  7:09, eu disse. 

Ela, tocando meu braço 86 vezes por segundo, disse:

_ Obrigada,viu, minha filha! Pense no que eu te disse. Rumine mesmo. Comece a facilitar a sua vida e a vida das pessoas! Vai te fazer um bem danado. Foi um prazer conversar com você. 

E foi embora! 

Vou guardar essa lição pro final de semana. Não. Pro ano. Não. Pra vida! Isso. Pra vida toda. 

Agora, ei! Ei! É com você mesmo!! Tenho um recado, uma sugestão, uma palavra de ordem. Guarde sempre contigo: 
"Comece a facilitar a sua vida e a vida das pessoas! Vai te fazer um bem danado"  


O que a gente não aprende nesta vida por causa de uma noite de insônia, um celular e uma bolsa grande né? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário